Você sabe como a WNI ajuda a transformar prefeituras em cidades digitais?
07/12/2018

Smart Cities ou Cidades Inteligentes são a melhor resposta para muitos problemas enfrentados por centros urbanos no mundo todo. O conceito de Smart Cities se define pelo uso de tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana, de modo a tornar as cidades mais eficientes e melhores de se viver.

 

As metrópoles são atualmente ambientes de conexão envolvendo o usuário em mobilidade, interligando máquinas, pessoas e objetos no espaço urbano. Os lugares tradicionais, como ruas, praças, avenidas estão, pouco a pouco, se transformando. A cidade contemporânea caminha para se tornar um lugar de conexão permanente.

 



Segundo Fernando Cristo, gerente de engenharia da WNI, cidades de diferentes portes podem melhorar os serviços públicos implementando tecnologias de Cidade Digital. ''Quando um município se torna uma cidade digital os contribuintes são beneficiados, uma vez que os serviços públicos se tornam mais eficientes. A liberação de internet em áreas públicas como praças, ruas da cidadania, pontos de ônibus facilita a vida das pessoas na hora de realizar consulta dos horários dos ônibus, agendamento de consultas, emissão de carteira de motorista, consulta de alvarás e impostos. Esse tipo de iniciativa permite que prefeituras ofereçam às pessoas todos os recursos disponíveis de uma cidade digital", afirma Fernando.

Outra questão crítica na maioria dos municípios brasileiros é a preocupação com a segurança. Nesse aspecto, Fernando defende que as tecnologias de vídeo monitoramento potencializadas com o poder da inteligência artificial são outra importante vertente utilizada por cidades inteligentes. ''Em vídeo monitoramento auxiliamos as prefeituras a monitorar tantos ambientes internos quanto externos. Fornecemos uma solução completa que abrange desde a instalação de câmeras e a comunicação das mesmas com um centro de monitoramento, através de fibra ou rádio, até a implementação de ferramentas poderosas que analisam as imagens e identificam possíveis indícios de ações criminosas, acidentes e muitos outros eventos, para rapidamente gerar alertas para o corpo policial, fiscais de trânsito, corpo de bombeiros, ambulâncias e quem mais for preciso", ressalta Fernando.

 



A WNI providencia a solução de conectividade junto com a solução inteligente que podem simplificar a gestão e otimizar a força de trabalho da cidade além de proporcionar a inclusão digital para o cidadão facilitando muitas atividades rotineiras. Por exemplo, utilizando geolocalização e wi-fi em ônibus do transporte público, monitoramento remoto do trânsito voltado para a melhoria do tráfego nas ruas, sensores em bueiros para detectar entupimentos, além de muitas outras soluções que vão transformar a cidade viabilizando serviços mais eficazes e eficientes. 

 

"Recentemente desenvolvemos um projeto de geolocalização das viaturas da polícia militar. Além do rastreamento via GPS, também implementamos sinal wi-fi 4/5G dentro das viaturas. Isso otimizou muito a produtividade dos policiais, principalmente na realização de boletins de ocorrência."

 

De acordo com Simone Gonçalves, gerente comercial da WNI, a empresa possui uma expertise forte em cidades digitais, uma vez que já implementou esse tipo de solução em municípios de diferentes portes.

 

"Temos implementado com sucesso tecnologias de conectividade e segurança, que ajudam a promover a inclusão digital, o acesso a informação, sempre com o objetivo de interligar o poder público com os cidadãos de forma mais efetiva", reforça Simone.

Av. Desembargador Hugo Simas, 1220 | Curitiba - PR - Brasil - 80.520-250 | 41 3240.7600 | wni@wni.com.br

ÁREA DO CLIENTE
INSTITUCIONAL
Clientes
Contato
OUTRAS REDES



© 2017 - Todos os direitos reservados